sexta-feira, 26 de setembro de 2008

UEFA Europa League, a sucedora da Taça UEFA

Ficou na última sexta decidido, pelo Comité Exexutiva da UEFA, que a partir da temporada 2009/2010 a Taça UEFA, que também já se havia apelado de Taça das Cidades com Feiras* até 1971, irá mudar de nome e de formato. A nova geração desta chamar-se-à UEFA Europa League. O novo formato passa a prever uma fase de grupos com 48 equipas, com direitos de transmissão centralizados, um patrocinador oficial e uma bola oficial, tal como na competição mais importante a nível de clubes, a Liga dos Campeões.

Actualmente a Taça UEFA é constituída por oito grupos de cinco equipas, num total de 40 formações.

O Presidente da organização europeia de futebol, Michel Platini referiu que "Estas mudanças vão melhorar esta competição histórica, que é muito importante para a UEFA e para o jogo no continente, já que traz mais adeptos, jogadores e clubes à emoção do futebol europeu. Estou convencido que o novo formato vai dar à competição um novo ímpeto".

*Taça da Cidade das Feiras:
A Taça das Cidades com Feiras foi uma das primeiras competições de futebol de clubes europeus e a antecedora da Taça UEFA. Foi criada em 18 de Abril de 1955 por iniciativa do suíço Ernst Thommen, do italiano Ottorino Barrasi e do inglês Stanley Rous, que mais tarde se tornou Presidente da FIFA. Esta competição, que não era oficialmente organizada pela UEFA, era destinada a equipas europeias de cidades com feiras de comércio. Durou de 1955 a 1971, ou seja, 16 anos.
Em 1971, a UEFA assumiu a organização e mudou o formato e o nome da competição para Taça UEFA.

Sem comentários: