domingo, 20 de julho de 2008

DC - Académica goleou na hora da despedida

A Académica despediu-se ontem de Celorico da Beira, que foi, durante seis dias, a “casa” do plantel sénior. E para encerrar o estágio na Beira Alta nada melhor que uma vitória recheada de golos. É certo que o adversário não era de elevado grau de exigência, mas quando se ganha, confortavelmente, é sempre bom para moralizar.
Apostando em dois “onzes” distintos em cada uma das partes, com os guarda-redes Rui Nereu, Pedro Roma e Boris Peskovic a actuarem meia hora cada, Domingos Paciência viu os seus atletas gizarem algumas jogadas de belo efeito, embora a exibição não tenha passado do nível satisfatório, também por culpa do forte calor e da demasiada voluntariedade dos antagonistas.
Com o 4x1x3x2 como desenho táctico assumido, mas ainda sem se perceber quem está na frente na luta pela titularidade, os estudantes chegaram à vantagem, aos 13 minutos, quando Berger recarregou com êxito um livre bem cobrado por Cléber. Uma diferença dilatada à meia hora por Nuno Piloto (um dos melhores a par de Gonçalo) que fechou as contas dos 45 minutos iniciais.
Após o intervalo, o sentido do jogo manteve-se inalterável: a baliza da selecção da Guarda. Surgiram mais três golos (Vouho, Paulo Sérgio e Licá), mas ficaram muitos mais por apontar, destacando-se, acima de tudo, a boa entrega de todos os academistas, o que nem sempre é fácil contra adversários teoricamente mais fracos.
Quanto aos reforços utilizados pode-se dizer que todos passaram neste teste inicial, mas as verdadeiras “provas de fogo” ainda estão para começar, embora ainda estejam numa fase de adaptação. Talvez diante do Santa Clara e do Varzim (ambos na quarta-feira) já se possa ter uma ideia mais real do verdadeiro valor de todos eles.

Marfinense Fofana emprestado ao Santa Clara

Fofana já não vai ser emprestado ao Portimonense, no entanto vai mesmo actuar na Liga Vitalis. O marfinense, que o ano passado raramente foi utilizado por Manuel Machado e Domingos Paciência, vai “rodar” em 2008/2009 no Santa Clara, onde poderá crescer e demonstrar todas as suas capacidades. O jogador, de 24 anos, era, de resto, ontem esperado no estágio que a equipa está a realizar no continente e até pode, curiosamente, defrontar a Académica, na quarta-feira, num jogo-treino aprazado para as 10h30, em Quiaios.
O seu compatriota Vouho é que, em princípio, já não será emprestado e fará parte das escolhas de Domingos Paciência, depois das boas prestações durante as duas primeiras semanas de trabalho.
Também na próxima semana poderá haver mais novidades quanto a entradas e saídas, nomeadamente em relação a Garcés que é o avançado desejado pelos “capas negras”.

Sem comentários: