quinta-feira, 17 de junho de 2010

Não temos grupo

Não colocando em questão o incondicional apoio ao meu país, tenho grandes dúvidas quanto à qualificação portuguesa para os oitavos do Mundial'10. Não é só o empate, a tímida exibição frente à Costa do Marfim ou até mesmo ainda os fracos amigáveis de preparação. Na minha opinião não há a familia de 2004, o espírito de grupo e sacrifício que viamos na era Scolari, o eterno "um por todos e todos por um".
Presentemente assistimos a uma selecção demasiada focada no actual 2º melhor jogador do mundo. Não questiono a qualidade do CR7 que bem mostrou esta época ser muitas vezes capaz de levar um Real Madrid às costas, mas... chegará? Em terras de 'nuestros hermanos' apesar da fantástica colaboração de Gonzalo Higuaín (27 golos), o poderoso colectivo catalão levou novamente a melhor.
Não seria melhor 11 a jogar para o mesmo objectivo do que 10 a jogar para um craque?
O futebol é um desporto colectivo. É bastante positivo haver desequilibradores, génios da bola mas mesmo esses sem os outros 10 o que ganham? Quem é Messi sem Xavi e Iniesta a tomarem conta do meio campo ou não menos importante Piqué e Puyol a defender?
Também bastante importante é o 12º jogador que o professor Carlos Queiróz não soube conquistar. Alguém se lembra que Scolari colocou quase 10 milhões de bandeiras por esse país fora? Tanto ou mais importante do que ter alguém que saiba orientar a equipa penso ser ter quem saiba jogar com lado psicológico. Infelizmente não enquadro Queiróz em nenhum dos requisitos.
Nestas competições que praticamente se baseiam num "mata-mata", com maior margem de erro nos primeiros jogos, é essencial ter um grupo unido, coeso, aliado a um povo contagiado pela febre do futebol, pela emoção que é jogar um grande torneio como este, principalmente quando se joga fora das suas fronteiras. Portugal, versão 2010, partiu para África do Sul com a bagagem cheia de critícas e com o pensamente num apuramento pouco conseguido. Visto isto, iremos longe?



P.S.: Vou matando saudades dos nosso momentos 'família Scolari'

Sem comentários: