quarta-feira, 17 de junho de 2009

E nós por cá?

CSKA Sofia adopta regra 11+0

"O presidente da FIFA, Joseph Blatter, insistiu na necessidade urgente de aplicar a lei 6+5 como forma de reforçar a identidade nacional dos clubes. A adopção da regra obriga os clubes a alinhar de início com pelo menos seis jogadores nacionais, sem, no entanto, haver constrangimentos quanto a substituições ou ao número de estrangeiros no plantel. O dono do CSKA Sofia, Ventsislav Zhivkov, decidiu ser mais ambicioso que Blatter e anunciou que o seu clube irá adoptar a regra 11+0, ou seja, 11 búlgaros e nenhum estrangeiro no onze inicial.

O próprio Zhivkov explica a original política desportiva. «A partir de agora a nossa estratégia é apoiarmo-nos apenas em jogadores búlgaros», disse o dirigente a um diário desportivo búlgaro.
«Toda a gente está convencida que teremos sucesso assim», afiançou o dono do CSKA Sofia. Recentemente, seis estrangeiros terminaram o seu contrato com o clube. O português Filipe da Costa foi um dos jogadores que saiu recentemente.

A federação búlgara já tinha obrigado os clubes a alinhar com um máximo de três jogadores extra-comunitários para dar tempo aos talentos locais para desabrocharem.
A regra 6+5 da FIFA pretende proteger jogadores menores e as camadas jovens, adaptar o sistema de transferências à realidade actual, garantir um controlo mais rígido sobre a acção dos representantes dos jogadores e supostamente diminuir o fosso entre os clubes maiores e os mais pequenos"

E nós por ca? Continuaremos a ter cada vez mais estrangeiros na selecção? Gastam-se fortunas nas formações para nada? Quando são seniores já nao prestam? Está na hora de mudar...

Sem comentários: