terça-feira, 17 de junho de 2008

Entrevista ao João Costa, jovem promessa do FC Porto.

Como se processou a tua entrada no futebol? Tinhas que idade, e em que escalão, ingressaste neste mundo?
JC: Tinha cerca de 7 anos quando ingressei no Esperança Atlético Clube e fiquei bastante orgulhoso nisso, era então pré escola mas comecei logo nos escolas.

Qual a tua posição preferida?
JC: Extremo direito ou esquerdo, mas também gosto de jogar a avançado ou 10.

Como e quando deste o salto para o FC Porto?
JC: Tudo aconteceu quando estava a representar a selecção de Coimbra num torneio em Leiria e na altura estava presente um olheiro do FC Porto que mostrou interesse em mim e tudo começou por ai.

Sentes saudades dos teus ex-colegas de equipa? Destacas algum atleta ou técnico em especial, porquê?
JC: Sem dúvida que sinto muitas saudades de todos os colegas do Esperança sem excepção. Já tive muitos treinadores mas sem dúvida Paulo Freixo por tudo o que fez por mim e que ainda continua a fazer foi uma pessoa muito marcante na minha vida e vai continuar a sê-lo. Destacaria também José Guilherme meu treinador do FC Porto nos iniciados, dos melhores na formação.


Como correu a primeira época, tiveste dificuldades em adaptar-te?
JC: Primeira época foi muito positiva para mim pois consegui evoluir bastante onde consegui acabar como titular. Não tive dificuldade em adaptar-me e aí realço os meus colegas que foram muito importantes nessa adaptação.

Este ano actuaste no Padroense (equipa satélite do FC Porto) visto só haver uma equipa juvenil composta principalmente por juvenis de 2ºano. Como classificas esta época?
JC: Esta época foi a mais importante desde que estou a jogar futebol. Apesar de actuar no Padroense, foi a época onde mais evolui em todos os aspectos, consegui também alcançar a selecção nacional apesar de não ser internacional fiquei muito orgulhoso. Acabamos a época a 3 pontos da passagem a segunda fase. Foi uma grande época em todos os sentidos

Soube agora que fazes parte do plantel juvenil do FC Porto para a próxima época, parabéns. Sentes-te orgulhoso por continuar de dragão ao peito?
JC: Sem dúvida, o Porto é um grande clube e sinto-me muito contente por representa-lo.

Qual é o teu principal objectivo para a próxima época?
JC: Para a próxima época pretendo continuar a minha evolução enquanto jogador, ser novamente campeão nacional pelo Porto. Claro que a selecção é sempre um objectivo mas não vivo a pensar nisso. Depois tenho desafios próprios porque gosto de me superar.

No teu escalão, dos jogadores que jogam na tua posição, qual é o jogador que mais admiras? E no geral, destacas algum?
JC: No meu escalão aprecio Altair Júnior do Sporting apesar de ser mais novo gosto bastante da sua técnica. No geral destaco Alexandre Freitas que joga no Porto e tenho oportunidade de ser um grande amigo meu. É um jogador fabuloso e com muito talento.

Ídolos tens algum?
JC: Tenho, Quaresma e o Cristiano Ronaldo.

São a tua inspiração?
JC: Sim, sem duvida que são. Apesar de o Quaresma ser o meu ídolo, gosto mais de ver o Ronaldo jogar.

De onde surgiu a tua alcunha de ‘Quaresminha’?
JC: “Quaresminha “ surgiu porque eu gostava muito do Quaresma e quando cheguei ao Porto, eu e ele falávamos regularmente. Um dia um colega começou a chamar-me porque dizia que era parecido na forma de jogar e ficou desde então.

Que objectivos pretendes alcançar no mundo do futebol? Quais são os teus sonhos?
JC: Pretendo alcançar o top do futebol mundial. Tenho sonho de criança de jogar no Manchester já antes de o Cristiano ir para lá. Gostava também de jogar com o Quaresma.

Já foste chamado para um estágio da selecção nacional. Para a próxima época pretendes começar a ser opção regular?
JC: Claro que toda a gente gostava de representar a nossa selecção mas como já disse não penso nisso e se for chamado de novo vou tentar dar o máximo para que seja uma opção regular.

Sonhas representar o teu país?
JC: Sim é um grande sonho estar com o emblema da selecção ao peito, sonho poder estar ao mais alto nível com a camisola nacional.

Descreve-te como jogador.
JC: Pergunta difícil. Acho que sou um jogador veloz e forte em situações de um para um, sou agressivo e jogo bem de cabeça apesar de ser baixo. Tenho muito que melhorar.

Qual é o clube do teu coração?
JC: O Manchester sempre foi o clube que mais gostei e o clube com que sonho jogar. Em Portugal simpatizo com o Sporting e com o Porto pois foi o clube que me deu a oportunidade de ser aquilo que sonho ser.

Se não tiveres sucesso na carreira de jogador, qual a área que gostavas de seguir?
JC: Sinceramente não sei, nunca pensei nisso porque estou muito concentrado apenas em ser jogador. Se não acontecer então aí vou ter que pensar mas terá que ser algo ligado ao desporto de certeza.

Sentes-te feliz?
JC: Sou uma pessoa feliz sem dúvida, mas ainda me falta realizar muita coisa para que seja a pessoa mais feliz do mundo. Obrigado pela entrevista foi muito bom.

Sem comentários: