quinta-feira, 1 de maio de 2008

Rangers ganha na lotaria e acompanha os russos!

"O Rangers FC vai defrontar o FC Zenit St. Petersburg na final da Taça UEFA, a 14 de Maio, em Manchester, depois de ter eliminado a ACF Fiorentina no Stadio Artemio Franchi, em Florença, por 4-2, no desempate através de pontapés da marca de grande penalidade.
Domínio inconsequente
Após o empate a zero em Glasgow, há uma semana, a equipa de Florença dominou o encontro de Itália, mas não conseguiu concretizar as oportunidades criadas no tempo regulamentar e no prolongamento. Nos penalties, o Rangers, que viu Daniel Cousin ser expulso a 11 minutos do final do tempo extra, foi mais feliz. O capitão Barry Ferguson desperdiçou a primeira conversão, mas os falhanços de Christian Vieri e Fabio Liverani possibilitaram a Nacho Novo colocar a sua equipa no encontro decisivo.
Alexander seguro
Depois de o guarda-redes do Rangers, Neil Alexander, ter travado um remate de Riccardo Montolivo aos 23 minutos, Adrian Mutu ganhou um ressalto na meia-lua, mas o remate do avançado romeno, melhor marcador da equipa na prova com seis golos, saiu fraco e sem problemas para Alexander. Montolivo tentou novamente a sorte de fora da área e também não teve êxito, pois o pontapé saiu por cima da baliza escocesa.
Fiorentina tenta
Mutu viu um remate frontal seu embater na densa barreira de jogadores presentes na área do Rangers - entre os quais David Weir e Steven Davis, recuperados de problemas na virilha -, após um livre da esquerda. Aos 41 minutos, Giampaolo Pazzini elevou-se bem na área, após canto, mas a bola bateu-lhe mais na cara e no nariz do que na testa, pelo que o remate do dianteiro italiano saiu torto por cima da barra.
Alteração forçada
Com Jean-Claude Darcheville muito desamparado no ataque, a formação de Walter Smith conseguiu anular todas as tentativas dos "viola" para chegar à baliza contrária e atingir o intervalo empatada a zero, depois de não ter efectuado qualquer remate à baliza de Sébastien Frey. Cesare Prandelli viu-se obrigado a fazer uma alteração forçada no meio-campo antes do final da primeira parte, colocando Zdravko Kuzmanović no lugar do lesionado Marco Donadel.
Pressão "viola"
A Fiorentina sufocou o Rangers no começo da etapa complementar e aos 52 minutos Mutu cruzou rasteiro da esquerda, mas o desvio de Pazzini errou o alvo, antes de o romeno, por duas vezes - de cabeça e num livre directo -, também não ter feito melhor. Tomáš Ujfaluši esteve perto de marcar aos 62 minutos, mas o remate do internacional checo, à meia-volta no coração da área, saiu ao lado da baliza de Alexander.
Frey nega golo
Aos 70 minutos, Alexander defendeu para a frente um forte pontapé de Mutu e segurou a bola à segunda. O domínio avassalador da equipa de Florença não teve expressão no resultado e um remate de Martin Jørgensen perdeu-se por cima da baliza. A estratégia dos escoceses assentou na solidez defensiva e por esperar um erro do adversário, que quase aconteceu aos 77 minutos. Ujfaluši falhou o corte e o esférico sobrou para Davis, mas o primeiro remate do Rangers à baliza encontrou Frey atento.
Rangers acorda no fim
Vieri, pouco depois de ter entrado a substituir o esgotado Pazzini, não conseguiu emendar à boca da baliza e o lance perdeu-se, o mesmo acontecendo depois num remate do veterano ponta-de-lança transalpino, de 34 anos, enquanto Frey defendeu pontapés perigosos de Steven Whittaker e Nacho Novo, antes do final do tempo regulamentar. O prolongamento deu mais do mesmo, embora Daniel Cousin, que entrara a substituir Darcheville a meio da segunda metade, tivesse dois remates perigosos na primeira parte, antes de ter sido expulso por acumulação de amarelos." in uefa.com
Ficha de jogo:

Árbitro: Frank De Bleeckere (BEL)

Fiorentina: Frey; Jorgensen, Gamberini, Ujfalusi e Gobbi; Donadel (Kuzmanovic, 42), Liverani e Montolivo; Santana (Semioli, 94), Pazzini (Vieri, 79) e Mutu.
Suplentes: Avramov, Dainelli, Osvaldo e Pasqual.

Glasgow Rangers: Alexander; Broadfoot, Cuellar, Weir e Papac; Whittaker, Ferguson, Hemdani, Davis (Nacho Novo, 81) e Thomson; Darcheville (Cousin, 65).
Suplentes: Smith, Buffel, Boyd, Dailly e Faye.

Cartão vermelho para Cousin (Glasgow Rangers) aos 109 minutos.

Sem comentários: