sexta-feira, 9 de maio de 2008

Apito Dourado: Já começa a apitar!

Já foram conhecidas as sanções disciplinares aos diferentes inquiridos no conhecido processo 'Apito Dourado'.

  • Boavista Futebol Clube desce de divisão e presidente da SAD suspenso:

«Em relação ao Boavista, existem dois processos. Num deles, foi punido com pena de descida de divisão, por coacção consumada, descida e multa de 60 mil euros. Também punição do presidente da SAD do Boavista por dois anos e 40 mil euros. No outro caso, o Boavista, pelos mesmos motivos, foi punido com descida de divisão e o presidente da SAD à época foi punido com dois anos de suspensão. A descida de divisão é única, enquanto a multa final de 180 mil euros. Para o presidente da SAD na época, quatro anos de suspensão, no total.» in MaisFutebol

  • F.C.Porto perde 6 pontos e Pinto da Costa suspenso por 2 anos:

"O F.C. Porto vai perder seis pontos, por corrupção tentada em jogos anexos ao processo «Apito Final», decidiu a Comissão Disciplinar da Liga. Como o resultado do jogo já está homologado o clube terá ainda de pagar uma multa de 150 mil euros.
Jorge Nuno Pinto da Costa, o presidente dos «dragões», foi suspenso por dois anos, e para além disso paga uma multa de 10 mil euros.
Em relação aos árbitros envolvidos nestes jogos, Jacinto Paixão foi suspenso por quatro anos, enquanto que os auxiliares José Chilrito e Manuel Quadrado foram «castigados» por dois anos e meio." in MaisFutebol

  • João Bartolomeu um ano suspenso e U.Leiria multado:

"A Comissão Disciplinar da Liga de clubes puniu o presidente do U. Leiria, João Bartolomeu, presidente do clube, com um ano de suspensão, no âmbito dos processos instaurados na sequência do caso Apito Dourado. O clube foi de resto multado em 40 mil euros.
Bartolomeu era acusado de corrupção sob a forma tentada e era um dos acusados nos processos cujas decisões serão anunciadas hoje pela Comissão Disciplinar da Liga."

"A SAD da União de Leiria já anunciou que vai recorrer da multa de 40 mil euros aplicada pela Comissão Disciplinar da Liga, no âmbito do processo «Apito Final».
No comunicado a sociedade leiriense diz «não compreender nem aceitar» a decisão, «antes refuta, indignadamente», uma vez que, defende, «a hipotética entrega de um telemóvel» a Bernardino Silva, árbitro assistente do jogo U. Leiria-Belenenses de 2003/04 (1-1), «nunca existiu e é falsa, como ficou provado».
Os dirigentes da U. Leiria vão recorrer para o Conselho de Justiça da Federação Portuguesa de Futebol, na convicção de este órgão «almejará o total e absoluto reconhecimento da rectidão do comportamento da colectividade e seus dirigentes»." in MaisFutebol

  • Augusto Duarte condenado a seis anos de suspensão:

"Augusto Duarte foi condenado a seis anos de suspensão pela Comissão Disciplinar da Liga no âmbito do processo Apito Final, apurou o Maisfutebol.
O árbitro estava envolvido em processo relativo ao Beira Mar-F.C. Porto da época 2003/04, nomeadamente numa visita a casa do presidente dos «dragões», Pinto da Costa, também acusado" in MaisFutebol

Nota:

  • Paços de Ferreira e Leixões já nao descem!

Artigo 87 do regulamento de competições da Liga:
4. Se um clube ou mais clubes da Bwin Liga não reunirem os requisitos legais regulamentares estabelecidos para essa competição serão relegados para a competição inferior ou delas excluídos caso não preencham os pressupostos exigíveis, sendo as vagas preenchidas pelos clubes da Bwin Liga melhor classificados na época anterior nos termos do nº 2, ou, na sua ausência, pelos clubes da Liga Vitalis melhor classificados.

  • Alguns apoiantes dos arguidos concentraram-se à porta da Liga, manifestando-se, obrigando mesmo à intervenção da polícia de choque.

Sem comentários: