sábado, 17 de julho de 2010

Europeu sub-19

"O Europeu de sub-19 começa este domingo e Portugal chega com um objectivo concreto: alcançar, no mínimo, o terceiro lugar e qualificar-se directamente para o Mundial de sub-20 em 2011.

Ilídio Vale, o seleccionador nacional, quer a equipa a jogar um futebol «atraente» e «sem medo» dos fortes adversários. O primeiro jogo está marcado para as 15 horas, frente à Itália.

«Sinceramente, espero vencer esse jogo, que é o que todos esperamos. Penso que temos condições para o fazer. Estamos conscientes que nos vão criar grandes dificuldades. Mas espero que a equipa esteja preparada para ser capaz de superar essas dificuldades que o nosso adversário irá colocar», referiu Ilídio Vale.

Esta partida de estreia vai ser realizada no Estádio Michel Ferre, em Modeville (França). A Espanha e a Croácia completam o lote de selecções integrantes do Grupo B.

Nuno Reis, castigado, é ausência confirmada. Sana sofreu um traumatismo no joelho esquerdo e está em dúvida. "

Mais Futebol

sexta-feira, 16 de julho de 2010

segunda-feira, 12 de julho de 2010

Crónica: o futebol colectivo

04/07/2010

"Mundial 2010 ainda não chegou ao fim, mas já há um vencedor antecipado: o futebol colectivo. É fácil perceber o que têm em comum o Uruguai, a Holanda, a Alemanha e a Espanha, não? São equipas! Daquelas verdadeiras. Não só de nome, mas também na forma como se unem em torno de um objectivo.
Na realidade, é quase sempre assim. Poucas vezes se ganha sem jogar verdadeiramente em equipa. Mas até podia ser que o individualismo tivesse levado alguém às meias-finais. Não aconteceu, e isso justifica o elogio. Seja qual for a equipa a vencer, destas quatro, nenhum (verdadeiro) amante de futebol pode torcer o nariz.
Claro que as quatro selecções semi-finalistas têm as suas estrelas, mas chegaram à última semana de prova graças ao trabalho colectivo. Sneijder carregou a Holanda às costas, frente ao Brasil, mas no bom sentido: foi o primeiro a dar o exemplo, e não o único. A Espanha tem estrelas para dar e vender, mas de Casillas a Villa, passando por Piqué e Puyol, não há ninguém que fique arredado do «tiqui-taca».
O Uruguai até foi a última equipa a qualificar-se para o Campeonato do Mundo, mas conseguiu ir mais longe do que Brasil e Argentina. É, por isso, o último representante sul-americano, e também o único não europeu. Tem Forlán e Luís Suarez, é certo, mas atrás destes tem mais nove jogadores dispostos a dar a vida pela selecção.
A Alemanha aparece como expoente máximo da força do futebol colectivo, e por isso merece o estatuto de principal candidata ao título. Ao habitual cinismo do futebol germânico, a jovem selecção de Joachim Löw juntou uma qualidade na circulação de bola que envergonha muitas selecções latinas.
Este elogio ao futebol colectivo também serve para reprovar o oposto. Se de Itália e França nem vale a pena falar, Brasil e Argentina mostraram que o colectivo não se compra no supermercado. Não basta parecer que se tem. É possível ganhar alguns jogos sem ter uma verdadeira equipa, mas não um Campeonato do Mundo. Dunga preocupou-se tanto com o equilíbrio que partiu a equipa ao meio; Maradona deu alma à «albiceleste» mas não lhe passou qualquer ideia de jogo.
O caso português é idêntico ao brasileiro, no que diz respeito à origem do problema. Carlos Queiroz procurou dar equilíbrio à equipa, mas só o conseguiu numa das vertentes do jogo (o processo defensivo). As boas equipas, as que estão nas meias-finais, são aquelas que adaptam a força do colectivo a ambas as situações" Nuno Travassos, maisfutebol

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Pauleta é eleito o melhor jogador da história do PSG

"O antigo avançado português, Pedro Pauleta, foi eleito como o melhor jogador da história do Paris Saint-Germain, após uma votação realizada no site do clube francês, que comemora 40 anos de história.

Os adeptos dos 'Les Rouges-et-Blue' colocaram o goleador açoriano no topo de uma lista que conta com nomes sonantes da história do futebol: Ronaldinho Gaúcho, Weah ou Djorkaeff.

Para esta nomeação muito contribuíram os 109 golos apontados por Pauleta ao serviço do clube da capital (212 jogos), que fazem dele o melhor marcador da história do PSG.

Confira a lista:

1. Pauleta
2. Raí
3. Ronaldinho Gaúcho
4. Bernard Lama
5. George Weah
6. David Ginola
7. Luis Fernandez
8. Youri Djorkaeff
9. Paul Le Guen
10. Jay-Jay Okocha "

em Record.xl.pt

segunda-feira, 5 de julho de 2010

Torneio Internacional Juniores "Cidade de Coimbra"

"Coimbra conquistou o Torneio Internacional de Juniores “Cidade de Coimbra” Sub-18 que se realizou Sexta-feira e Sábado.
O evento foi organizado pela Associação de Futebol de Coimbra e pela Câmara Municipal de Coimbra e contou com a presença, para além dos juniores conimbricenses, da selecção distrital de Viseu, da Associácion Deportiva O Condado F.C. (Espanha) e da Associación Deportivo Cultural Villa de Simancas (Espanha).
Para além da vitória colectiva (alcançada com um concludente 13-1 na final diante do Condado FC), a Selecção Sub-18 da AFC conquistou os três prémios individuais em disputa, nomeadamente o de melhor jogador, melhor marcador e guarda-redes menos batido.
Classificação
1.º Coimbra
2.º Condado FC
3.º Viseu
4.º Villa Simancas
Prémios individuais
Melhor marcador: Tiago Romeira (Coimbra) - 6 golos
Melhor jogador: João Costa (Coimbra)
Guarda-redes menos batido: João Nunes (Coimbra)
Prémio Fair-Play: AF Viseu"

afcoimbra.com

Flávio Ferreira no Sporting Clube da Covilhã


Depois do empréstimo do ainda júnior aos seniores do Tourizense (Clube satélite da Académica) por parte da Académica na época 2009/2010, agora já sénior, a Académica voltou a emprestar o jovem promessa, mas agora para participar na Liga Orangina.


Editado: Afinal o jogador assinou um contrato de 3 anos com o Sporting Clube da Covilhã.

Académica empresta nove juniores ao Tourizense

"De novo com Tó Margarido no comando técnico, o Tourizense prepara-se para mais uma época a lutar pelos lugares de subida, na série C da 2.ª Divisão. E já tem reforços.No âmbito do protocolo entre a Académica e o Tourizense, clube-satélite dos estudantes, nove ex-juniores da Briosa preparam-se para representar o clube de Touriz na próxima época. Alguns deles até poderão ter a oportunidade de mostrar serviço a Jorge Costa, sucessor de Villas Boas no “banco” da Académica, mas, desde já, existe um acordo com nove jogadores.
João Guerra será um dos reforços para a baliza, juntando-se ao também internacional Ricardo Neves (emprestado pelo Marítimo).
Para o sector defensivo, chegam Rodolfo, Ricardo Alves e Bruno Silva, enquanto para o meio-campo, Tó Margarido irá contar esta época com mais opções, com Flávio a manter-se nos “quadros” do clube, de novo por empréstimo, tal como o ex-capitão dos juniores da Académica, Grilo.
Para o ataque, Gerso, Zé Francisco e Diogo Ribeiro darão os primeiros passos no futebol profissional.
Em relação à época passada, jogadores como Amessan e Traquina não são garantias no plantel do Tourizense, até porque ainda estudam as várias hipóteses no mercado, mas é certo que o primeiro irá mostrar-se a Jorge Costa no arranque dos trabalhos, tal como também costa-marfinense Cissokho.
Para 2010/2011, os responsáveis pelo Tourizense esperam mais uma época a lutar pelos primeiros lugares da tabela, na série C da 2.ª Divisão nacional, aliando as metas desportivas a uma das grandes prioridades, que passa precisamente por potenciar os jovens valores da Académica." asbeiras.pt


de volta!

porque até a vida de um blog é feita de altos e baixos! :)