quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Clubes lusos são os que menos apostam na formação


Liga Sagres a terceira com mais estrangeiros

"Segundo um estudo realizado pelo Observatório de Jogadores de Futebol Profissional (PFPO), os clubes portugueses e turcos são aqueles que na Europa menos apostam na formação, ambos com 7,7% de jogadores que atingiram a equipa principal e aí permaneceram.
Já na Liga francesa os atletas oriundos das camadas jovens possuem mais oportunidades de singrar no seu clube, 26,8%, Espanha chega aos 21,6%, 16,5% em Inglaterra e 8,1% em Itália.
«Esta observação confirma a tendência dos mais ricos construírem as suas equipas recrutando jogadores de outros clubes», analisa o grupo de investigação criado em 2005.
Apenas a Liga cipriota, com 70,5%, e inglesa, 58,6%, batem os incríveis 52,8% de estrangeiros a actuar em Portugal, indica o mesmo estudo.
Nos 36 campeonatos europeus analisados, o Brasil assume-se como o principal exportador de atletas, 502, dos quais 110 participam na Liga portuguesa.
O estudo indica, ainda, que a média de idades dos jogadores a actuar na Liga portuguesa é de 25,77 anos, 11,79% desses atletas, desde Junho de 2008, representaram a selecção principal do seu país, sendo que, em média, o tempo de permanência nos respectivos clubes é de 1,63 anos.
«As discrepâncias económicas levam as equipas mais pequenas a deixarem sair os seus melhores jogadores para formações financeiramente mais poderosas. Um grande número de clubes de médias e baixas capacidades desportivas e financeiras são controlados por treinadores cujo objectivo é a especulação de jogadores. Esta situação leva-os a realizar múltiplas transferências em vez de se concentrarem em estabilizar as suas equipas», conclui analiticamente o estudo do PFPO." noticia maisfutebol

sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

"Quando mudei de clube escreviam sobre a noite e as namoradas. Afinal agora falam dos golos que marquei e marco"
CR9